O ensino do léxico pelo recorte da coesão nominal
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v46i1.1665Palavras-chave:
língua escrita, competência lexical, texto teórico-opinativo, coesão nominalResumo
Este trabalho investiga o uso que concluintes do Ensino Médio fazem dos recursos de coesão nominal para construir textos escritos, do tipo teórico-opinativo. Propõe o ensino de línguas pela Abordagem Lexical, o ensino do léxico pelo desenvolvimento da competência lexical, aborda a coesão nominal sob o enfoque do Interacionismo Sociodiscursivo e subdivide as anáforas nominais em correferenciais e não correferenciais. O objetivo foi explicar a dificuldade demonstrada por muitos alunos, ao afinal da Educação Básica, na construção dessas cadeias anafóricas. O corpus da pesquisa foi constituído por textos empíricos, produzidos por estudantes em situação de vestibular. Os dados foram coletados por amostragem, abarcando as quatro grandes áreas do conhecimento e sua coleta foi interrompida pelo princípio da saturação teórica. A coleta foi realizada de acordo com observáveis de natureza semântica, léxico-sintática e paralinguística. Os resultados evidenciaram a predominância da repetição lexical, dos sinônimos, dos nomes genéricos, entre as anáforas correferenciais; a dos merônimos, entre as não correferenciais, e apontaram a necessidade de um trabalho pontual com os demais recursos.
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