Discurso e ensino: diretrizes para conceber novos significados para a escola na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i1.2784Palavras-chave:
ensino, concepção discursiva, linguagens sociais, BakhtinResumo
A escola é o espaço público, coletivo, em que aprendemos sobre o mundo e sobre a ação dos homens no mundo. Espaço de aprendizagem da história do ser humano e de seus conhecimentos e, ao mesmo tempo, de criação de novos conhecimentos e novas possibilidades de vida. O objetivo do ensaio é apresentar diretrizes de uma concepção discursiva de trabalho escolar, pressupondo que todo professor é professor de linguagem. Com base na teoria da enunciação do Círculo de Bakhtin, serão focalizados, ainda que brevemente, dados sobre o trabalho com a oralidade, a leitura e a escrita, na educação infantil, no processo de alfabetização e nas áreas de ensino de História, Física e Ciências, em que alunos estão aprofundando conhecimentos sobre o universo letrado. É o viés discursivo que atravessa e encorpa toda a proposta de trabalho.
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