Implicações socioculturais do processo de ensino de português para falantes de outras línguas no contexto virtual do Teletandem

Autores

  • Karin Adriane Henschel Pobbe Ramos

Palavras-chave:

Português para falantes de outras línguas, Teletandem, Conscientização Crítica da Linguagem.

Resumo

Este estudo tem como objetivo discutir, sob a perspectiva dos pressupostos teóricos da Análise Crítica do Discurso, as implicações socioculturais do processo de ensino de português para falantes de outras línguas no contexto virtual do Teletandem. Também busca avaliar os níveis de Conscientização Crítica da Linguagem evidenciados pelos participantes, no que tange às dimensões linguísticas, discursivas e sociais da análise. Os dados foram coletados durante o ano de 2011 em interações de alunos da Unesp de Assis com alunos de universidades norte-americanas. A pesquisa tem sido norteada pelas seguintes perguntas: (a) de que modo mudanças históricas e sociais estão refletidas nos usos da linguagem; b) como se dão essas implicações no contexto do Teletandem; c) de que forma é possível evidenciar os níveis de Conscientização Crítica da Linguagem entre os participantes no que diz respeito à dimensão social do discurso.

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Publicado

04-04-2016

Como Citar

Ramos, K. A. H. P. (2016). Implicações socioculturais do processo de ensino de português para falantes de outras línguas no contexto virtual do Teletandem. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 42(2), 731–742. Recuperado de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/962

Edição

Seção

Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas