Recorrência de marcas proverbiais em dissertações de vestibular: formas de destacabilidade em um estudo comparativo

Autores/as

  • Glauce de Oliveira Alves

Palabras clave:

marcas proverbiais, redações de vestibular, destacabilidade, escrita.

Resumen

Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo comparativo sobre as formas de manifestação de destacabilidade em marcas proverbiais e sobre a incidência dessas marcas em redações de vestibular. Particularmente, neste estudo, observamos o emprego da marca que busca captar a constituição formal do gênero provérbio, analisando seu funcionamento discursivo. O material de análise é constituído por dois conjuntos de sessenta redações: um em atendimento à proposta do vestibular da FUVEST do ano de 2006 e outro, do ano de 2009. Como referencial teórico, partiremos de concepções desenvolvidas pela Teoria da Enunciação e pela Análise do Discurso de linha francesa. Os resultados dessa pesquisa apontam para a predominância do uso da marca proverbial analisada como um recurso utilizado por pré-universitários para sintetizarem seus textos.

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Publicado

2016-04-04

Cómo citar

Alves, G. de O. (2016). Recorrência de marcas proverbiais em dissertações de vestibular: formas de destacabilidade em um estudo comparativo. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 42(2), 720–730. Recuperado a partir de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/961

Número

Sección

Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas