Processo de aquisição do latim como contrapartida para a aprendizagem de línguas estrangeiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2370

Palavras-chave:

latim, educação, grego, aquisição, linguagem

Resumo

Este artigo visa discutir os métodos empregados na aquisição da língua materna e estrangeira pelos romanos da Antiguidade, considerando a concepção de infantia, pueritia como aetates uitae hominum assim como as características e peculiaridades a elas atribuídas. Para tanto, ampararemo-nos nos textos literários produzidos em Roma nos dois primeiros séculos da era cristã, destacando como o sistema de ensino e o programa do Império se constituíam como um meio de ascensão social e prestígio para as classes mais abastadas.

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Biografia Autor

Marly de Bari Matos, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil.

Professora de Língua e Literatura Latina do Depto de Letras CLássicas e Vernáculas da USP.

Pós-doutorado: PPGLC/FFLCH/USP e CNRS/Paris

Doutorado: PPGLC/FFLCH/USP

Mestrado: PPGLC/FFLCH/USP

Graduação: FFLCH/USP

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

Matos, M. de B. (2019). Processo de aquisição do latim como contrapartida para a aprendizagem de línguas estrangeiras. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 48(1), 356–369. https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2370

Edição

Secção

Artigos