Implementação de EMI em um curso de graduação em Engenharia: um estudo de caso

Autores

  • Eliana Kobayashi Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Suzano, São Paulo, Brasil
  • Giovanni Abreu Grilli Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Suzano, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0009-0008-6347-5528

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v20i2.3587

Palavras-chave:

EMI. Língua inglesa. Internacionalização. Engenharia

Resumo

Este trabalho investigou a implementação de uma disciplina em English Medium Instruction (EMI) (Inglês como Meio de Instrução) em um curso de graduação em Engenharia de uma instituição pública. Entre as razões para o crescimento do EMI ao redor do mundo estão: preparação dos alunos para o mercado de trabalho global, elevação do perfil da instituição e atração de estudantes internacionais (Doiz et al., 2016). Esta investigação, cuja natureza metodológica enquadra-se em um estudo de caso, contou com a aplicação de questionários aos alunos participantes da disciplina e ao docente responsável, além da verificação de diretrizes de internacionalização da instituição de ensino. Os resultados demonstram que todos os atores reconhecem a relevância do EMI para a formação dos estudantes, tanto que 20% desses decidiram estudar mais a língua antes de iniciarem a disciplina em EMI e 60% têm a intenção de frequentar outras disciplinas ministradas em inglês. Por outro lado, 60% dos alunos levantam a possibilidade de que teriam obtido melhor desempenho caso a disciplina tivesse sido ministrada em língua portuguesa.

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Biografia do Autor

Giovanni Abreu Grilli, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Suzano, São Paulo, Brasil

Giovanni Abreu Grilli é um estudante de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Federal de São Paulo. Ele atuou na área de pesquisa voltada as áreas de Engenharia e Linguística.

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Publicado

05-04-2024

Como Citar

Kobayashi, E. ., & Grilli, G. A. (2024). Implementação de EMI em um curso de graduação em Engenharia: um estudo de caso. Revista Do GEL, 20(2), 178–200. https://doi.org/10.21165/gel.v20i2.3587

Edição

Seção

Artigos