O emprego de pronomes pessoais no ensino de português do Brasil para estrangeiros

Autores

  • Neide Tomiko Takahashi

Palavras-chave:

Instrumentos linguísticos, hiperlíngua, português do Brasil, pronomes pessoais, livros didáticos de português para estrangeiros.

Resumo

A partir do processo de gramatização (Auroux, 1992) do português do Brasil para falantes de outras línguas, é possível analisar, sob o ponto de vista histórico-cultural, as representações inseridas no emprego do sistema pronominal brasileiro em seu instrumento linguístico mais difundido: o livro didático. De início, o objetivo deste artigo é mostrar qual o tratamento dado aos pronomes pessoais utilizados no Brasil em três manuais didáticos de português para estrangeiros e até que ponto eles registram o funcionamento de uma realidade linguística (hiperlíngua) mais próxima do uso de seus falantes. O trabalho tem a finalidade de verificar como os elementos conservadores e inovadores da norma linguística brasileira estão presentes na proposta de se empregar uma descrição comunicativa desses pronomes seja em situações formais ou informais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2016-04-04

Como Citar

Takahashi, N. T. (2016). O emprego de pronomes pessoais no ensino de português do Brasil para estrangeiros. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 42(2), 771–782. Obtido de https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/965

Edição

Secção

Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas