O orientador como mediador de letramento privilegiado no processo de escrita da tese de doutorandos

The supervisor as a privileged literacy broker in the doctoral thesis writing process

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v19i1.3360

Palabras clave:

Doutorandos, Escrita acadêmica, Letramentos Acadêmicos, Mediadores de letramento, Orientador

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar o modo como se constituem as relações de quatro doutorandos da UNICAMP, pertencentes a diferentes áreas de conhecimento, com seus respectivos orientadores durante o processo de escrita da tese. Para tal, o trabalho fundamenta-se nos princípios teórico-metodológicos dos Letramentos Acadêmicos e da etnografia da linguagem. No contexto desta pesquisa, os orientadores são considerados mediadores de letramento privilegiados. Os dados revelam a natureza das relações de poder instauradas nas interações entre doutorandos e seus orientadores, além do descompasso entre as expectativas criadas pelos participantes e o que de fato se concretizou na relação construída entre orientandos e orientadores. Este artigo, portanto, aponta para a necessidade de implementação de políticas institucionais que promovam uma formação para os orientadores com base na perspectiva dos Letramentos Acadêmicos.

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Publicado

2022-06-02

Cómo citar

Paris, L. G. . (2022). O orientador como mediador de letramento privilegiado no processo de escrita da tese de doutorandos: The supervisor as a privileged literacy broker in the doctoral thesis writing process. Revista Do GEL, 19(1), 246–264. https://doi.org/10.21165/gel.v19i1.3360