Análise musical de canções em aulas de português como língua materna, na perspectiva de Copland

Musical analysis of songs in Portuguese class in Copland’s approach

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21165/gel.v19i1.3370

Mots-clés :

Música, Canção popular, Letramentos, Júpiter Maçã

Résumé

O objetivo deste trabalho é apresentar alguns elementos musicais que possam servir de guia para o trabalho docente com as canções populares em aulas de português como língua materna. As orientações se baseiam na perspectiva de Copland sobre como ouvimos música. Além disso, é apresentada uma estrutura analítica da canção popular para que o professor consiga entender como o gênero canção se organiza. Por fim, apresenta-se uma análise da canção “Marchinha psicótica de Doutor Soup” de Júpiter Maçã para exemplificar como uma análise pode ser realizada com esses princípios. A análise mostra que os efeitos de sentidos são entendidos a partir do reconhecimento de estruturas musicais que não fazem parte do gênero marchinha.

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Publié-e

2022-06-02

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Nishida, G. (2022). Análise musical de canções em aulas de português como língua materna, na perspectiva de Copland: Musical analysis of songs in Portuguese class in Copland’s approach. Revista Do GEL, 19(1), 187–203. https://doi.org/10.21165/gel.v19i1.3370