Aller directement au contenu principal
Aller directement au menu principal
Aller au pied de page
Open Menu
À propos
À propos de cette revue
Histórico do periódico
Déclaration de confidentialité
Numéro courant
Archives
Soumissions
Comité éditorial
Políticas Editoriais
Foco e Escopo
Periodicidade
Processo de Avaliação pelos Pares
Política de Acesso Livre
Fontes de Apoio
Notícias
Coordonnées
Rechercher
S'inscrire
Se connecter
Accueil
/
Archives
/
Vol. 49 No. 2 (2020)
Vol. 49 No. 2 (2020)
Publié-e:
2020-06-26
Numéro complet
PDF (Português (Brasil))
Sumário
Comissão Editorial
550-557
PDF (Português (Brasil))
Apresentação
Claudia Zavaglia
558
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2854
Artigos
Denominações para o brinquedo “balanço” no estado de São Paulo: análise diatópica e léxico-semântica
Beatriz Aparecida Alencar
559-577
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2717
A percepção da intertextualidade pelos alunos do ensino fundamental, nas aulas de Língua Portuguesa: diálogo entre poema e vídeo
Regislene Dias de Almeida
578-593
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2475
Distribuição da lateral /l/ em coda no português santomense
Amanda Macedo Balduino, Nancy Mendes Torres Vieira
594-615
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2490
Base definicional e ficha terminológica: etapas semiautomatizadas que auxiliam na elaboração de definições terminológicas
Mirella Balestero, Clotilde Murakawa
616-630
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2572
Investigando efeito retroativo do SAEB/Prova Brasil de leitura no 9º ano do ensino fundamental
Adriana de Oliveira Barbosa
631-650
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2683
A diversidade linguística no ensino de português como língua adicional e língua estrangeira
Juliana Bertucci Barbosa, Deolinda de Jesus Freire
651-673
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2714
Construções subordinadas com o verbo saber em uma perspectiva cognitivo-funcional
Flavia do Carmo Bertasso
674-688
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2645
Implicações das relações parentais para a terminologia de parentesco consanguíneo em Mehináku (Arawak)
Paulo Henrique Pereira Silva de Felipe
689-705
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2468
La philosophie du langage bakhtinienne et sa tridimensionnalitée verbivocovisuelle
Luciane de Paula, José Antonio Rodrigues Luciano
706-722
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2691
Estudo da tradução de cartas patrimoniais com base em um corpus paralelo bilíngue (inglês-português)
Ivanir Azevedo Delvizio
723-741
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2639
Proposta de macroestrutura de um dicionário de provérbios brasileiros orientado a estudantes espanhóis de tradução
Heloisa da Cunha Fonseca, José Antonio Sabio Pinilla
742-760
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2465
Por uma Terminografia Pedagógica
Guilherme Fromm
761-776
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2637
As orações introduzidas por “incluso si” no espanhol sob a abordagem discursivo-funcional
Talita Storti Garcia, Bárbara Ribeiro Fante
777-798
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2635
Rede de herança para construções complexas subjetivas
Sebastião Carlos Leite Gonçalves
799-818
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2621
Ênfases no ensino de escrita: tema, estilo e construção composicional em livros escolares de português
Cristian Henrique Imbruniz
819-837
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2655
Proposta lexicográfica para verbetes de dicionário especial de homônimos da Língua Brasileira de Sinais – Libras
Érika Lourrane Leôncio
838-859
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2570
Enunciados de estilo telegráfico nas afasias: funcionamento linguístico-cognitivo sob uma visão integrada dos níveis linguísticos
Arnaldo Rodrigues de Lima
860-882
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2628
Unificação de termos na filologia: diálogo transdisciplinar e qualificação dos trabalhos
Maria de Fatima Nunes Madeira
883-900
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2712
Uma análise de discursos sobre a leitura presentes no canal “O mundo segundo Ana Roxo”
Aline Manfrim, Luzmara Curcino
901-919
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2708
A terminologia do domínio do ciclismo no Brasil: casos de variação entre os termos que denominam as partes principais da bicicleta de estrada
Milena de Paula Molinari, Maurizio Babini
920-937
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2569
A questão das origens das línguas germânicas na história dos estudos da linguagem
Rogério Ferreira da Nóbrega
938-963
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2738
As dificuldades de encontrar palavras: entre o som e o significado
Marcus Vinicius Borges Oliveira
964-981
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2633
Mulheres-Maravilhas, as Capitãs Contemporâneas?
Luciane de Paula, Luana Maria Gava
982-999
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2692
Letramentos acadêmicos, a paráfrase e o plágio: a produção de resenha por alunos de graduação
Hélio Rodrigues Júnior, Hélio da Guia Alves Junior
1000-1013
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2562
O corpo feminino em discurso: memória e (r)existência
Marco Antonio Almeida Ruiz
1014-1032
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2477
Aspectos mórfico-sintáticos e a funcionalidade do artigo como construtor do texto
Nelyse Apparecida Melro Salzedas, Rivaldo Alfredo Paccola
1033-1050
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2585
Aposições restritivas e não restritivas: correlações pragmáticas e semânticas
Monielly Saverio Serafim, Roberto Gomes Camacho
1051-1068
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2601
A expressão de condicionalidade na construção [caso + oração finita] no português do Brasil
Camila Fernandes da Silva
1069-1085
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2533
Terminologia da Agricultura de Precisão: proposta de verbete para um Dicionário Pedagógico Bilíngue Especializado
Nathalia Maria Soares
1086-1103
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2791
O gênero fanfiction: análise intergenérica da escrita de fãs
Karen Dias de Sousa
1104-1123
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2517
Bem Barbiezinha.... Fascista: ironia em post
Laura Pereira Teixeira
1124-1137
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v49i2.2722
Faire une soumission
Faire une soumission
Langue
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Portugal)
Português (Brasil)
Block title
Questões sobre compostos e morfologia da LIBRAS
280
Escravidão e loucura: uma leitura do conto "A escrava", de Maria Firmina dos Reis
266
O uso de jogos como mediadores da alfabetização/letramento em sala de apoio das séries iniciais
238
Garotas de programa e o entre-lugar discursivo
197
Língua, linguagem e fala na “Teoria do Valor” de Ferdinand de Saussure
148
Développé par
Open Journal Systems