Salta al contenuto principale
Salta al menu principale di navigazione
Salta al piè di pagina del sito
Open Menu
Info
Sulla rivista
Histórico do periódico
Dichiarazione sulla privacy
Ultimo fascicolo
Archivi
Proposte
Comitato Scientifico ed Editoriale
Políticas Editoriais
Foco e Escopo
Periodicidade
Processo de Avaliação pelos Pares
Política de Acesso Livre
Fontes de Apoio
Notícias
Contatti
Cerca
Registrazione
Login
Home
/
Archivi
/
V. 50 N. 1 (2021)
V. 50 N. 1 (2021)
Pubblicato:
2021-04-29
Fascicolo completo
PDF (Português (Brasil))
Expediente
Comissão Editorial
1-7
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3128
Apresentação
Mariana Luz Pessoa de Barros
8-9
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3129
Artigos
Os usos do presente do indicativo: reflexões teóricas e proposta didática para um estudo contemporâneo da linguagem
Regislene Dias de Almeida
10-23
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2899
O trabalho do coordenador na Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC): um olhar para a formação docente em serviço
Neuraci Rocha Vidal Amorim, Lília Santos Abreu-Tardelli
24-41
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2863
A vida em “Cenários”: “não, não é bem isso”
Ivânia Campigotto Aquino, Gisele Benck de Moraes
42-56
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2913
A emergência de questões culturais no teletandem: perspectivas e reflexões
Paola de Carvalho Buvolini, Katia Rodrigues Mello Miranda, Daniela Nogueira de Moraes Garcia
57-73
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3001
As memórias e a instabilidade genérica: considerações acerca dos diferentes modos de inserção do tempo no processo constitutivo de memórias de professoras
Orasir Guiherme Teche Cális
74-90
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2898
Empréstimos de conjunções e subordinadores do Português em Nheengatu
Gláucia Vieira Cândido, Aline da Cruz, Giovana Alves de Oliveira
91-107
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2928
Marcadores discursivos de base verbal: duas hipóteses de mudança em casos do verbo “crer”
Lucas Borel Cristiano, Solange de Carvalho Fortilli
108-125
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3056
Ações corporificadas e construção de turnos em uma interação entre terapeuta e criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Fernanda Miranda da Cruz, Ana Caroline Lopes Gomes Guerra, Ana Carina Tamanaha, Jacy Perissinoto
126-143
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2912
Das orientações oficiais às práticas instauradas em escolas municipais do Rio de Janeiro: uma investigação sobre o ensino do componente linguístico/gramatical
Luiz Felipe da Silva Durval
144-162
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2989
A alquimia discursiva nos processos inquisitoriais: o cruzamento das vozes do notário e do visitador nas confissões
Gabriele Franco
163-175
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3064
Discurso delirante na esquizofrenia e o efeito de estranhamento
João Pedro Souza Gati
176-188
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3079
Explorando o paradigma verbal latino: itens de vocabulário e operações morfológicas
Lydsson Agostinho Gonçalves, Paula Roberta Gabbai Armelin
189-206
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2951
Mudança construcional pós-construcionalização de “a gente” e “você” no português brasileiro
Sebastião Carlos Leite Gonçalves, Marcelo Henrique Vieira de Faria
207-226
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3013
Saberes docentes no Ensino de Português Língua Estrangeira: proposta para ação pedagógica
Marina Ayumi Izaki Gómez
227-242
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2902
Princípios metodológicos para a detecção de neologismos da comunicação digital
Ana Maria Ribeiro de Jesus
243-261
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2961
A citação em textos científicos: uma análise semio-historiográfica do argumento de influência
Patricia Veronica Moreira, Flavia Karla Ribeiro Santos, Jean Cristtus Portela
262-280
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2945
Orações adverbiais mirativas em português brasileiro
Juliana Fernandes Corrêa Nunes, Patrícia de Araujo Rodrigues
281-297
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2918
A pontuação na escrita de alunos do sexto ano do ensino fundamental
Marian Oliveira, Noélia Nascimento Ferraz Amorim
298-317
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3019
Avaliações e percepções sociolinguísticas
Livia Oushiro
318-336
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3100
Diálogos entre enunciação e ensino de língua estrangeira
João Daniel Passarelli França, Marília Blundi Onofre
337-356
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2971
Considerações sobre o ensino da Fonética Forense para estudantes de Letras e Linguística
Renata Regina Passetti, Pablo Arantes
357-383
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3109
O espaço da tradução em âmbito institucional: considerações sobre os contextos acadêmico e governamental sob a ótica da virada do poder
Rafaela Araújo Jordão Rigaud Peixoto
384-402
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3074
Sobre a sintaxe da interpretação temporal dos infinitivos em português
Maurício Resende
403-425
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2891
Os estágios da vida humana em representações sociais: uma perspectiva da Linguística de Corpus
Barbara Soares da Silva
426-438
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3077
Percursos de letramentos nos eventos e nas práticas de letramento acadêmico de estudantes escritores inexperientes no curso de Letras Português
José Hipólito Ximenes de Sousa
439-457
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i1.3080
Fai una proposta
Fai una proposta
Lingua
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Portugal)
Português (Brasil)
Titolo del blocco
Questões sobre compostos e morfologia da LIBRAS
280
Escravidão e loucura: uma leitura do conto "A escrava", de Maria Firmina dos Reis
266
O uso de jogos como mediadores da alfabetização/letramento em sala de apoio das séries iniciais
238
Garotas de programa e o entre-lugar discursivo
197
Língua, linguagem e fala na “Teoria do Valor” de Ferdinand de Saussure
148
Sviluppato a cura di
Open Journal Systems